Curvas de Performance Set Free ∑

A Johnson Controls-Hitachi é a primeira a disponibilizar os dados de desempenho da linha Set Free ∑ para o software EnergyPlus.

Simulação é considerada a tecnologia de ponta em análise energética de edificações, sendo a melhor estimativa possível para analisar o desempenho termo energético de um prédio. Com ela consegue-se descrever com muita precisão o comportamento térmico da envoltória da edificação junto ao seu sistema de climatização.

Em sistemas de climatização VRF, costuma-se analisar o COP (eficiência a plena carga) ou no máximo o ICOP (eficiência em cargas parciais), porém esses indicies descrevem o desempenho energéticos em pontos específicos de operação. Equipamentos VRF possuem desempenho diferentes para cada ponto de operação e quando estão instalados em uma edificação podem operar em qualquer um desses pontos. A única maneira de avaliarmos o consumo de energia de forma precisa é sabendo o desempenho completo do equipamento em todas as condições possíveis.

Para atender esta necessidade a Johnson Controls-Hitachi, é a pioneira em disponibilizar gratuitamente os dados de desempenho para a linha Set Free ∑ (Sigma), já em formato final para o software EnergyPlus, ou seja, as oito curvas de desempenho energético no formato .idf.

Curvas de performance são equações matemáticas que caracterizam o desempenho do sistema de ar condicionado para as simulações energéticas dentro do EnergyPlus. Que podem ser copiadas e usados diretamente no editor do EnergyPlus.

Entre os softwares para simulações termo energética existentes no mercado o EnergyPlus é o mais completo e tem o uso é gratuito. Sendo assim, já é o mais utilizado e aprovado para análise construções sustentáveis / LEED.

Para maiores informações entrar em contato com o Departamento de Engenharia de Aplicação.


Fechar